sábado, 23 de maio de 2009

Gastronomia, tradições e desportos radicais

Caramulo





Conforme já divulgámos, existem alguns percursos pedestres muito interessantes para disfrutar de toda beleza da zona.



O Caramulo é quase um lugar secreto, mas encantador, de contrastes e mistura de imagens entre cumes e vales, onde o ar são combina com a paisagem deslumbrante.





A paisagem da Serra do Caramulo é um monumento à natureza e o ar puro que ali se respira convida à exploração de todos os recantos, por mais escondidos que sejam. É um lugar cheio de surpresas, de vistas magníficas e de desafios estimulantes. No fim, é natural que sinta fome e mais uma vez, o Caramulo não o decepcionará com a sua belíssima gastronomia...



Gastronomia:




Algumas receitas que pode saborear na Serra do Caramulo:

Cozido à Portuguesa a moda do Caramulo
Ingredientes:

  • Carne de vaca para cozer;
  • Meia galinha;
  • 1 pé de porco, entrecosto, chispe;
  • Presunto, chouriço, farinheira, salpicão;
  • Toucinho salgado, bacon;
  • Orelheira fresca e fumada;
  • Couve portuguesa (penca) ou coração;
  • Cenouras, batatas, nabos;
  • Sal e azeite.

Confecção:

Cozer todas as carnes numa panela grande, mas as salgadas ficam de molho umas horas e só depois serão cozidas. Deve-se regar a água da cozedura com um fio de azeite e temperar a gosto. Por ordem de cozedura mais rápida, vão-se tirando os enchidos, depois as carnes de porco e, só no fim, depois de bem cozida, a carne de vaca. Na água de cozer as carnes, meter os legumes. Quando cozidos, retirar a panela do lume, deixando os legumes dentro. Para servir, cortar as carnes, dispondo numa travessa com os respectivos legumes. Acompanhar com feijão branco cozido na água dos legumes e arroz de forno ou branco.

Cabrito Assado
Ingredientes:
Para 6 a 8 pessoas

  • 1 cabrito de 3 a 3,5 kg (sem a fressura) ;
  • 5 dentes de alho ;
  • 1 colher de sopa de colorau ;
  • 1 folha de louro ;
  • 5 colheres de sopa de azeite ;
  • 3 colheres de sopa de banha ;
  • 0,5 litro de vinho branco ;
  • Sal grosso.

Confecção:

Começa-se por limpar e retirar a fressura do cabrito, barrando-o, interior e exteriormente, com uma papa feita a partir dos alhos esmagados, sal grosso, colorau (que aqui se chama pigmento), louro, azeite e banha. O cabrito deverá ficar assim temperado de um dia para o outro ou, pelo menos, 3 a 4 horas. Coloca-se, então, numa assadeira de barro e leva-se a assar em forno bem quente. Quando estiver meio assado, rega-se, de vez em quando, com o vinho branco. Acompanhar com batatinhas que se cozinham do seguinte modo: depois de lavadas, cozem-se com a pele 2 kg de batatinhas pequenas, em seguida pelam-se e alouram-se num pouco de azeite onde previamente se alourou um dente de alho. Juntam-se ao cabrito, quando estiverem bem louras.

Para acompanhar estas deliciosas iguarias, aconselha-se o vinho produzido nesta zona, que se enquadra na Região Demarcada do Dão.


Bolo do Caramulo

Ingredientes:

350 g de açúcar; 3 ovos; 130 g de amêndoa; 2 dl de leite; 250 g de farinha; 1 colher de chá de fermento.

Recheio: 300 g de açúcar; água; 250 g de nozes; 6 gemas.

Cobertura: 2 claras; 125 f de açúcar; sumo de limão; fios de ovos.

Preparação:

Bate-se o açúcar com os ovos. Junta-se a amêndoa pelada, levemente torrada e passada pela máquina, o leite e a farinha. Vai ao forno a cozer em forma redonda, juntada com manteiga e polvilhada com farinha. Desenforma-se, deixa-se arrefecer e corta-se ao meio. Recheia-se com:

Leva-se o açúcar ao lume com um pouco de água, até ponto de pérola. Junta-se as nozes passadas pela máquina. Retira-se do lume e arrefece um pouco; misturam-se as gemas já batidas, que voltam ao lume para cozer.

Cobertura: Batem-se as claras em castelo bem firme . Junta-se o açúcar, batendo sempre, e uns pingos de limão. Cobre-se o bolo e enfeita-se com fios de ovos.



Estrelinhas do Caramulo:

Pode apreciar esta especialidade da doçaria do Caramulo na Giesta Dourada.




JOGOS TÍPICOS DO CARAMULO

Jogo do pião

Número de jogadores ilimitado.

Fazia-se uma roda no chão para onde se atirava os piões, de maneira a que quando rodopiassem saíssem da roda. Os que ficassem dentro da roda, eram tirados para com a picada de outros piões. Quanto mais afiado fosse o bico melhor, porque o bico ia lascando os piões que estavam dentro da roda.

Quem ganhava era quem conseguia por mais piões fora da roda.

Jogo do Bugalho

Número de jogadores ilimitado.

Faziam-se três buracos no chão. Depois traçava-se uma linha onde se colocavam os jogadores e atiravam o bugalho (pequenos frutos do carvalho) para o primeiro buraco (toca). Aquele que calhasse dentro ou mais próximo era o primeiro a jogar. media-se um palmo desde a beira do buraco onde colocava o bugalho e depois dava-se um “piparote” para a segunda toca. Se acertasse procedia-se como da primeira vez e após passar o terceiro buraco já podia "matar", isto é, ir contra os outros bugalhos e se lhes acertassem ficavam com eles.

Jogo do prego

Número de jogadores ilimitado.

Espetava-se o prego na terra, fazendo linhas ou figuras. Quando o prego caísse perdia a vez e jogava o seguinte.

Jogo das caricas

Número de jogadores ilimitado.

Fazia-se na terra uma estrada, com curvas e contracurvas, circuito que no fim era fechado. O jogador com a carica ia-a arrastando sem sair da estrada. Saindo, perdia a vez e o seguinte jogador passava à frente. Retomava-se no sítio onde havia saído. Quem chegasse ao fim do percurso ganhava.

Jogo dos quatro cantinhos

Doisjogadores.

Fazia-se um quadrado com uma cruz dentro na terra. Um dos jogadores usa pedaços de granito e o outro, bocados de telha. O que conseguisse fazer linha ganhava.


OUTRAS TRADIÇÕES E CURIOSIDADES DO CARAMULO

Festa de Santa Margarida (Santa Padroeira do Caramulo)

É advogada dos partos. Antigamente um familiar da parturiente grávida, quando ia à capela de Stª Margarida virava uma telha ao contrário para que o parto decorre-se bem.

Festa das Cruzes

Os homens em roda bebiam nas cavacas enchendo-as de vinho.

Festa de S. Bartolomeu

Ocorre no lugar da Ferradura.

Malha

Quando o milho ou centeio ficava seco iam para as eiras onde era malhado (com os mangais). Os homens faziam duas filas uma de cada lado e ao mesmo tempo e ritmo para não magoar os outros que se encontravam do outro lado.


No lugar de Dornas, para verem a valentia e a força dos homens, atiravam uma barra de ferro o mais longe possível por cima de um carro de bois cheio de mato.

Durante o auge da tuberculose todos os habitantes do Caramulo ou visitantes não podiam andar descalços, senão pagavam uma multa de 2$50 (mais ou menos um cêntimo)

Ceidão antigamente quando iam pagar os impostos a Tondela passavam no lugar onde havia um casal que lhes dava de comer gratuitamente, e então os caminhantes diziam “ vamos por ali que ali ceia dão” Daí o lugar chamar-se Ceidão.

Lugar Penedo da Longra – conta os antigos que vivia uma “louca de misarela”.

Todas estas informações foram dadas pela professora Isabel Duarte, natural do Caramulo e professora do primeiro ciclo muitos anos em Dornas.

Para ela os nossos agradecimentos



DESPORTOS RADICAIS -- DESAFIOS CARAMULO


A Serra do Caramulo tem características perfeitas para a prática de modalidades desportivas e actividades outdoor. Para que possa conhecer a região de uma forma mais desafiante, a Desafios Caramulo organiza diversos programas de aventura, com actividades adequadas a todos os gostos:

  • Percursos Pedestres
  • Passeios de Jipe (TT)
  • Passeios BTT
  • Slide Rócodromo
  • PaintBall
  • Jogos Orientação


PaintBall

Passeios BTT


Trabalhos Verticais


Transposição com cordas

Trabalhos Verticais
E ainda:


Canoagem no Rio Mondego
Canyoning no Rio Águeda, Rio Teixeira e Rio de Frades
Rafting no Rio Paiva


DIVIRTA-SE!

1 comentário:

  1. acho o blog interessante, principalmente as fotos... a paisagem que este blog transmite-nos a beleza e os poucos espaços verdes que este mundo actualmente nos reserva é espectacular, principalmente para quem gosta de viver em contacto com a natureza...

    parabéns à turma :)

    ResponderEliminar